Busca no Blog

domingo, 29 de maio de 2011

Impressões da terceira temporada : Fringe

 Há algumas semanas eu assisti o último episódio da terceira temporada de Fringe, que depois de uma grande quantidade de boatos sobre cancelamento, foi renovada para uma quarta temporada, ainda bem, pois eu pude ver os últimos episódios da série bem mais aliviada. Sério, quando foi renovada, eu fiquei tão feliz que quase nem acreditei.
Eu havia ficado bem empolgada com segunda temporada, e a terceira chegou com excelentes episódios, me fazendo ficar mais vidrada ainda na série. A segunda temporada para mim foi excelente, e me deixou com um gosto de quero mais, e a terceira chegou arrebentando. Essa foi a melhor temporada de Fringe na minha opinião. Dito isso, vou detalhar melhor, colocar os pontos positivos e é claro os negativos também, pois apesar de ter gostado, tenho que admitir, não foi perfeito, não sou uma fã tão xiita para dizer isso.
No início da temporada, os episódios ímpares se passavam no lado B ( com a apresentação vermelha), e os pares nosso lado (apresentação azul), até o episódio que se passa nos dois universos ( e que teve uma apresentação intercalada, vermelho-azul). A temporada anterior terminou com a troca das Olivias. A Olivia do "nosso" universo, ficou presa no outro e a Bolivia (Olivia do outro universo) veio para o nosso para se passar pela Olivia. Daí já dava para ver o que podia vir.
Nessa temporada, os personagens do outro universo foram aprofundados, mostrou a dinâmica da divisão Fringe do lado B, a tecnologia do outro lado, os problemas e as catastrofes naturais sofridas por causa do roubo de Peter. Tudo foi apresentado com mais detalhes. Olivia por uma manobra passa a trabalhar do outro lado, como se fizesse parte daquele universo, ela acredita ser a (B)Olivia. Mas depois de um tempo ela percebe que alguns detalhes não fazem sentido, que lá não era o seu lugar.Ver o dia-a-dia no outro universo foi muito bom, os seus problemas se mostraram bem maiores do eu podia imaginar, o outro lado perdeu tantas coisas, que dá para entender o porquê da guerra entre os dois lados, e principalmente o rancor que certos habitantes de lá tem. Entretanto, certos personagens de lá se mostraram bem simpáticos e até amigáveis como o Broyles (principalmente depois de conviver com Olivia), Lincoln Lee, o taxista Henry e Charlie (que é bem menos sério do que o já falecido desse lado).

Desse lado do Universo, a outra Olivia espiona, se envolve com o Peter e consegue artefatos para Walternativo. A Bolivia comete até um assassinato no nosso mundo. E bem que eles demoram para descobrir que ela era a outra, ou melhor só descobrem quando são confrontados diretamente pela Olivia verdadeira. Poxa, Walter e Peter (principalmente esse) tão inteligentes e sonsos ao mesmo tempo.
Inicialmente, há uma separação clara dos dois universos, onde prevalece o lado mocinho (nosso universo) e bandido ( o outro), mas com o decorrer, as coisas ficam mais balanceadas. Mesmo assim, ainda não consigo gostar da outra Olivia, ela é uma assassina, e apesar de algumas boas ações que ela tomou depois, nada muda esse fato. O Walternativo se mostrou um homem ressentido, com poucos limites no seu modo de agir, matando sem pestanejar e mesmo quando não é necessário. Ao meu ver ele é o Walter com todas as partes do cérebro e sua grande arrogância. Ou seja, caso o cérebro de Walter estivesse completo, teríamos um vilão "fodão" no nosso mundo, e não o Walter "bonzinho".
Mas a verdade é que cada episódio dava uma sensação boa e aquela ansiedade para ver o próximo, as vezes eu pensava como os roteiristas conseguem fazer isso? Como consegue juntar os pontos e me deixar tão ansiosa para o próximo episódio? A qualidade do roteiro e da série foi para as alturas em certos momentos. Como curiosidade, houve algumas participações especiais como Christopher Lloyd( o Dr Emmett Brown de De volta para o futuro), um episódio animado, um que se passou nos anos 80 e outro no futuro.
Mas depois de um tempo tenho que admitir, que aconteceu certas coisas que eu não gostei. Alguns personagens começaram a agir de certo modo que deixaram os episódios não tão bons, alguns rumos também tomados pelos roteiristas e não me agradaram tanto. Colocaram certos elementos que não eram condizentes com a ficção científica de Fringe, como vida após a morte. E também houve alguns detalhes, que eu pensei, nossa isso foi inspirado em novela mexicana. Acho que quem já viu, deve imaginar que elemento foi esse. Assim, meio que Fringe começou a desgastar.Mas no fim da temporada, voltou a entrar nos trilhos na minha opinião. Voltei a sentir aquele tensão ao assistir os episódios, as tramas começaram a se encaixar, casos de episódios antigos, foram relembrados através de casos novos, ganchos foram utilizados, novos mistérios foram apresentados e resolvidos (assim como antigos).
Tudo estava muito bem no ultimo episódio, mas eis que o final deste estragou o que estava ótimo. Os acontecimentos dos minutos finais foram tão absurdos e paradoxais, que pela primeira vez depois de eu ver um final de temporada de Fringe, eu não fiquei com vontade de ver a próxima. Sério. Pelo contrário, foi um balde de água fria. É claro que vou ver a próxima temporada, sou fã e apaixonada pela série, mas aquela vontade que tinha de ver Fringe não está aqui, aquela vontade sumiu, pelo menos por enquanto.
Até esse último episódio, muito coisa foi resolvida, já se sabe quem são as primeiras pessoas, e a ligação de Sam Weis com elas. E também quem desenhou Peter na máquina. E até que a resolução sobre isso foi simples. E eu gostei. De mistério antigo mesmo, só resta os Observadores, afinal quem ou o que são esses caras? E também alguns pequenos detalhes ou frases ditas das temporadas anteriores, e esses nem todos perceberam e talvez não sejam resolvidos. E claro, há um problema/mistério novo, como eles vão explicar o que aconteceu no final da temporada e como vai ser resolvido? Mas isso só descobrirei na próxima , e sinceramente nem estou tão interessada. Continuo desiludida e revoltada com o final.
Se quer saber sobre a quarta temporada: Quarta temporada.

6 comentários:

  1. huahuhau esses observadores me lembram os observadores de highlander uahuha

    ResponderExcluir
  2. Para falar a verdade nunca vi um filme do highlander completo, e não lembro dos observadores do filme. Mas os observadores de Fringe,apesar de eu gostar do jeito enigmático deles, foram os responsáveis pela frase que me deixou desiludida com Fringe.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cíntia, quanto tempo hein :D

    Poxa, que pena que vc tá assim. Aquela cena final foi um chute no saco mesmo, acho que se tivessem terminado sem ela todos nós estaríamos ansiosos ao invés de confusos. Esses Observadores até que são legais... mas de vez em quando soltam umas pérolas né?!

    Mas o bom é que tem um tempo até Fringe voltar e muitas séries pra gente assistir. E quem sabe até lá eles consigam pensar numa boa resposta pra tudo isso rs

    ResponderExcluir
  4. Eu espero mesmo que eles deem uma ajeitada nessa confusão. A verdade é que os finais de temporadas sempre soltam um gancho. E normalmente me deixa bem ansiosa. Mas esse último não agradou, pois se olhar a fala dos observadores, tive aquela impressão de que nada do eu vi em Fringe ( nas 3 temporadas) aconteceu, pelo menos não do jeito que eu vi, é como se eu tivesse perdido tempo assistindo a série. Espero que não e eles deem um jeito nisso.

    ResponderExcluir
  5. Cyntia,

    muito bons seus comentários sobre Fringe. Gostaria de saber qual episódio se passa nos anos 80, em qual a Bolívia volta para o seu Universo e a Olivia retorna. Sugestão: Você poderia deixar seu e-mail para contato no blog,
    abraço,
    mineiro

    ResponderExcluir
  6. Mineiro, o episódio que se passa nos anos 80 é subject 13, o episódio 3x15,é onde mostra que olivia e peter se conheceram quando criança. O episódio onde as olivias (re)trocam de lado é o episódio 03x08- entrada. Meu e-mail é cintiana2@gmail.com, caso tenho mais alguma pergunta pode fazer.

    ResponderExcluir