Busca no Blog

domingo, 22 de maio de 2011

Batman: O longo dia das Bruxas

 
"Eu acredito em Jim Gordon. Eu acredito em Harvey Dent. Eu acredito em Gotham City." (Batman)

O Longo Dias das Bruxas não é considerado por muitos um clássico do Batman. Mas dentre as histórias do Batman essa é uma das minhas preferidas, então para mim, ela é um clássico sim. Foi a primeira história  não publicada nas revistas mensais que eu li, nessa epóca ainda tinha 14/15 anos, e numa viagem à Bahia encontrei a revista número 1, Crime, sendo vendida junto com outras revistas usadas. E depois disso bem foi difícil conseguir toda a história.
O longo dia das Bruxas partiria do ponto onde termina a história Batman: Ano um, assim, seria o ano dois, mas reconheço que o título escolhido é melhor, e tem um impacto maior. A história conta com a participação de quase todos os vilões do Batman, e é envolta também com tramas de gangsters, e nessa parte tirou alguns elementos de O Poderoso chefão. Mas, no fim, a  história é  mais conhecida por mostrar os passos para o surgimento do segundo, na minha opinião, melhor vilão do Batman, o Duas-Caras.
A história começa com o surgimento de um novo vilão em Gotham, o feriado, que tem esse nome devido a cometer assassinatos em datas comemorativas. As vítimas de feriado são normalmente ligadas a máfia. E personagens como Carmine Falcone, Mulher-gato, James Gordon,  Harvey Dent, além do Batman, é claro,  aparecem com uma frequência maior que os outros. Mostra inclusive,  uma aliança entre Gordon, Batman e Dent contra o crime organizado, contando até com uma ajuda do próprio Bruce Wayne nessa luta. Mostra a sede de justiça do promotor Dent, que na sua guerra contra a corrupção, depois de um atentado, acaba se tornando o vilão Duas Caras.
Ela foi criada pela dupla Joeph Loeb e Tim Sale, que soube trabalhar muito bem .A história foi publicada em 13 partes ( no Brasil, foram 8 revistas, sendo que  algumas destas tinham mais de um parte, e também há uma edição de luxo com toda a história) e cada uma corresponde a um feriado e assassinato, com exceção do dia da mentira que devido a peculariedade da data, há apenas uma "brincadeira" de um assassinato. 
Muitos criticam a participação de quase todos os vilões de Batman, como: Coringa, Hera Venenosa, Charada,  Chapeleiro Maluco, Pinguim e etc. Por causa do uso exagerado de personagens importantes para fazerem coisas pouco interessantes, ou na palavras de alguns apenas para dar mais visibilidade a história, sendo esses só agiram, na sua maioria, como buchas de canhão. Mas eu gostei, mesmo que eles não passaram de codjuvantes, é interessante ver tantos vilões do Batman, é algo que dá familiaridade a história. E por que, se o vilão é foda, ele tem que ser o principal? Acho que a  história soube respeitar a peculiaridade de cada personagem nas curtas participações.
Em relação ao assassino Feriado, mesmo depois de ler toda a história, as dúvidas permanecem. Há o gancho de que ele pode ter sido mais de uma pessoa, e nesse caso quais pessoas seriam essas? A história não responde cabendo ao leitor cogitar isso, dependendo do gosto e da interpretação de cada um.
Outro detalhe sobre essa história é que o filme Cavaleiro das Trevas utilizou bastante coisas dela. Há cenas como a Aliança entre Dent, Batman e Gordon, isso acontece na revista e é praticamente igual. Há outra parte também  a da queima do dinheiro, ela existe nos quadrinhos. E há alguns nunces como pessoas difarçadas  mortes forjadas, dentre outras coisas. Além da trama em si, a luta de Harvey Dent contra o crime organizado, e convenhamos uma das partes do filme era justamente isso.
Para mim a história tem um grande valor, há alguns furos, é verdade, e algumas partes são confusas. Mas ela é  muito boa, eu já li diversas vezes, e não me canso dela. Como argumento para os que não gostam, ela é tão interessante que foi utilizada como uma das fontes de inspiração para o melhor filme ( melhor para muitos fãs e não fãs) do Batman.  Aliás, sou mais essa história do que a tão elogiado por muitos, The Dark Knigth returns ( ou  O Cavaleiro dos trevas, como foi traduzida no Brasil, bem, a verdade é que eu não gosto dessa  tão aclamada obra de Frank Miller) .

6 comentários:

  1. Ainda não li esta hq, que parece ser muito boa.
    Eu tenho o Batman Ano Um naquela edição especial em formato americano que saiu pela Abril depois de ela tentar se recuperar do fiasco suicida que foram aqueles gibis da série Premium.
    A propósito, o poltronamobius é do wordpress, e não do bolgspot.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. A premmium foi um jogada bem perigosa da Abril que não deu certo (apesar de que eu gostava da encardenação e material das páginas, ou seja o acabamento, mas realmente o preço trazia efeitos negativos). O longo dia das bruxas é um história muito boa mesmo, indico como leitura. Quanto a Ano Um eu também gosto bastante dela, e a colocaria como uma das minhas preferidas, na minha opinião Frank Miller foi bem melhor nela do que cavaleiro das trevas.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito boba essa história,mas não tanto quanto as que Frank Miller fez...

    ResponderExcluir
  4. Bem anônimo, eu gosto das histórias. Mas todos tem o direito de ter o seu gosto, não achei a história boba. Apesar de que achei o seu cometário meio dúbio, podendo ter um erro de ortografia. Será que vc queria dizer boba ou boa? Acha as histórias aclamadas de Frank Miller bobas também, mais bobas que longo dia das bruxas, será isso? Achei a segunda frase estranha, eu não acho o cavaleiro das trevas tão boa quanto dizem, mas realmente gosto de ano um, será que vc acha as duas bobas? Vc pode até não gostar dessas histórias, mas dizer que são bobas não afinal são bem adultas. Bobas para mim são história com tons bem infantis.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito de ler. Já li o primeiro conto de dia das bruxas. Achei muito bom e agora estou atrás desse. O problema é que está muito dificil achar a versão completa e em português. Sei ler em inglês, mas estou com tanta coisa pendente (A Piada Mortal, Ano Um, A Sombra do Batman e Batman mensal...)que não tenho tempo para uma leitura mais cuidadosa em lingua estrangeira. Bom, entrei em contato com a Panini. Vamos ver se eles conseguem para mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é muito interessante, realmente vale a pena ler. Olha eu não sabia que estava tão difícil assim conseguir a história, há algum tempo eu via em diversos sites. Cheguei a comprar a versão de luxo lançada nos últimos tempos, e além dessa eu ainda tenho as 8 revistas que comprei há algum tempo quando li a história pela primeira vez. É, eu tenho duas versões. Enquanto isso, ela anda um pouco em falta em outros lugares, haha.

      Excluir