Busca no Blog

domingo, 19 de setembro de 2010

A nova Nikita


Para quem não sabe nada sobre "La Femme Nikita", aconselho a ler o seguinte post: La Femme Nikita, antes de ler este.
Estão fazendo um "remake" da série "La Femme Nikita". Já apareceu diversas fotos na internet, vídeos,  possui um site, e o piloto já passou nos EUA ( no Brasil deve estreiar somente no fim de Outubro ou início de Novembro) . O nome da  nova série é "Nikita",  ela está sendo produzida pelo canal CW e é protagonizada por Maggie Q, que é um tanto diferente das outras encarnações da personagem.
Na realidade, não pode dizer que a série é um "remake" comum, nem uma continuação de La Femme Nikita, é mais uma re-criação. Ela conta com os personagens, Michael e Bikorff (que existiam com esses nomes somente na série). E mais outros 2, que ao meu ver se assemelham a personagens da série anterior: Amanda ( com uma função bem parecida com a de  Madeline, mas que tem o nome da personagem existente no filme de Luc Besson) e Percy (substuindo o frio Operations, o comandante de Section 1,  e o ator é parecidíssimo com o anterior). A organização em vez de Section  passou a se chamar Division (apesar de que em LFN essa organização também existia, sendo comandada por George e tida como algo  maior que comandava as sections). A Division não é uma organização internacional como em LFN, e sim uma organização secreta norte americana, que pelo menos nas aparências, recebe ordens do governo.
O ponto de partida da série, também é diferente, em vez de contar  a origem e como Nikita foi parar na organização, ela parte do seguinte argumento, onde  Nikita, depois de ter o noivo assassinado ao ser considerado uma ameaça pela sua organização (igualzinho a Alias), foge,  passa 3 anos armando um plano para acabar com a Division, e volta para colocar o seu plano em ação (essa parte da vingança também é muito parecida com Alias).
Assisti o piloto, e encontrei mais algumas semelhanças e diferenças com a primeira série. Há novos personagens, 3 recrutas da division, que não tem um similar. A mais importante  é Alex, uma adolescente que acabou de entrar na organização, depois de um assalto mal sucedido. A primeira cena dela na Division é muito parecida com a primeira da Nikita de LFN, as falas dela são praticamente as mesmas, a maquiagem, o figurino, as expressões e os cenários são bem parecidos também.  E  há o fato dela ser recepcionada por Michael,  que  também tem  falas muitos parecidas, mas não tão duras, ou  com o mesmo tom do original, mas cujo o diálogo cumpre  a mesma função. Achei também que a nova Nikita é bem mais fria e cruel  do que a de LFN,  ela não me pareceu ter a mesmo respeito pela vida humana., e o clamor pela liberdade. Há uma boa dose de surpresas, reviravoltas e cenas de ação durante o piloto, como toda série de espionagem deve ter. Mas acho que eles exageram  um pouco nas cenas de Maggie Q com roupas de baixo, a primeira cena onde ela aparece de biquini é interessante e serviu ao contexto, mas a outra cena onde ela aparece de roupa de baixo, não tinha motivo, ela poderia ter aparecido vestida. Esse apelo a sexualidade da protagonista é bem superficial ao meu ver, Nikita pode ser sexy, não aparecendo, sem motivos, com pouco roupa, o que para mim tira um pouco da credibilidade da espiã. Outra coisa, é  que ela tem pernas tão finas que eu acho difícil ela chutar com tanta força (ha,ha).
Também  não gostei  muito da escolha do elenco(principalmente a do Michael, Shane West não passa aquele mistério e sedução que Roy Dupois passava, e a série antiga ,sem Michael , não teria tanta graça para mim). Outra coisa que me chamou a atenção é que esse tipo de enredo não dá para durar muito, não dá para Nikita demorar para destruir a Division, se ela passar muitos episódios nisso, ou vai ficar um pouco chato, ou podemos considerar ela  incompetente. Ao  meu ver, poderia haver  2 abordagens após, ou ela volta para organização, ou outros desafios são colocados após ela destruir a Division.
Comparando com LFN,  lembro que na quarta temporada, Michael sai da organização e passa cerca de 4 episódios, ameçando-a ( sim, acho que não seria muito difícil para o Michael destruir a toda poderosa Seção 1, ele era o cara),  então ele consegue o que queria e volta ser um agente. Na quinta temporada, ele também da uns bons sustos na Seção, e tudo isso apenas  para ver Nikita e resolver os assuntos pendentes dos dois. Esse arco da quinta temporada, demorou 8 episódios para se resolver, o que covenhamos não é  muito tempo em duração de um seriado. Na série "Alias", se não me engana, Sidney acabou com a Organização  (SD-6¨) na segunda temporada.
Talvez eu ainda esteja com um pé atrás, pois o que eu gostaria mesmo era que fizessem uma continuação de LFN. Com  Nikita como Operations, queria assistir como ela iria lidar com a mudança de posição, se ela teria pulso firme, se daria mais liberdade aos agentes, ou se perderia a sua humanidade. A Nikita não precisava ser a protagonista, mas ela podia está lá, no comando, e novos agentes poderiam guiar as histórias.  Mas haveria um ponto conhecido e uma possibilidade do Michael  e outros personagens voltarem, nem que seja em pontas ou participações especiais.
Mesmo assim, espero que essa série obtenha bons resultados, a trama é boa e tem potencial, é melhor do  esperava ao ver os vídeos promocionais. Espero que ela dure, não é exatamente o que eu queria, mas tem uma Nikita, e quem sabe eu passe a gostar dela, apesar de que como fã da primeira série, acho bem difícil chegar perto da série original.

4 comentários:

  1. Bom, eu nunca vi a primeira versao, mas confesso que mesmo sem estar esperando muita coisa eu gostei estou gostando bastante da maneira que a CW está tratando a série. Vi ontem o segundo episódio e manteve um ótimo nível, só vamos ver se vai continuara dessa forma!

    @lucas_santtos

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu já estou com o segundo episódio, só estou esperando sobrar um tempo para eu poder assistir. Espero que mantenha o bom nível do primeiro. Quanto a primeira série, ela é quase uma paixão, eu considero o meu seriado preferido.

    ResponderExcluir
  3. Também nao vi a serie original mais eu gostaria de ver para ver o que mudou coisa e talz, mais o remake to gostando bastante na verdade ja me apaixonei pela serie agora resta saber, como você disse, o futuro dela pq nikita nao vai ficar eternamente lutando contra a "division"pois ficaria monotono apesar deles poderem fazer supresas a cada epi . Mas creio que vamos ter muitas surpresas .. esperos ansiosas pelos prox epis!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou suspeita em falar mas com certeza te indicaria a primeira série para ver. Tente ver sim, não só pelas diferenças, mas também pela história, personagens e qualidade da primeira, é uma excelente série. Quanto a nova Nikita, vi mais episódios dela, continuo vendo, estou achando legal, mas ela não me empolga tanto quanto a primeira, na verdade a série que vem me empolgando e que passa atualmente, é Fringe.

    ResponderExcluir