Busca no Blog

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Geração Brasil, uma novela nerd?


A primeira vez que vi “Geração Brasil” não foi planejado. Uma amiga tinha me falado da novela uns dias antes, como sou programadora, ela comentou “Você viu a nova novela das 7? Ela é sobre tecnologia. É sobre o seu mundo.” Achei legal, mas não comecei a ver por isso. Na minha infância, já acompanhei muitas novelas, mas à medida que cresci, fui parando e atualmente, vejo uma ou outra esporadicamente. Só que numa sexta à noite de muita preguiça, sem nada para fazer, e com vontade de ficar descansando, liguei a TV e estava passando “Geração Brasil”. Lembrei-me da minha colega e resolvi ver a novela que já estava no capítulo 11.
Gostei, a achei interessante, com um protagonista muito charmoso e instigante: Jonas Marra (Murilo Benício), era uma espécie de Steve Jobs brasileiro que ganhou fama e fortuna nos Estados Unidos, sendo o genial dono da Marra, uma empresa  de tecnologia bilionária do vale do Silício. Até estranhei, já que nunca fora fã do ator, nunca o achei muito bonito, e nem sensual em nenhum dos seus outros personagens, mas como Jonas ele era a imagem do sex appeal . Além dele, também me chamou a atenção Verônica Monteiro (Taís Araújo), jornalista cheia de garra, e engraçada... As cenas dos dois eram ótimas. Meio que nesse momento percebi, ele está interessado nela, e ela nele. Era óbvio. Foram os primeiros personagens de quem gostei, e os dois tinham uma química impressionante.
Mas a verdade é que eu ainda não tinha sido conquistada. Não estava decidida a acompanhá-la até porque dou chances a pouquíssimas, e novela das 7 que normalmente é muito sustentada pelo humor não faz o meu tipo, precisa ter mais do que apenas boas risadas para mim. Só que no dia seguinte descobri que minha irmã de 14 anos, era fã de “Geração Brasil”, apaixonada por “Jonas Marra”, já dizia que ele era dela e que eu não podia nem olhar (rs). Acabei vendo outro capítulo com ela, e resolvi dar uma chance para ver se Jonas Marra (que eu já gostava) era realmente tão fascinante assim.
Poucos dias depois, através da internet, eu já tinha visto todos os capítulos, e passei a acompanhar normalmente pela TV. Já entendia o poder de Jonas Marra (desculpe repetir tanto o nome, mas para dar efeito tem que escrever o nome completo), realmente ele era magnético. E minha irmã que me desculpe, mas eu passei a olhar muito para ele (kkk).
 Apesar de Geração Brasil possuir um lado misterioso, com acidentes estranhos, os segredos de Jonas que ameaçavam seu império, o fazendo vir para o seu país, e criar um concurso para escolher o seu sucessor (o reality show “Geração Brasil”), ela também tem o seu lado folhetinesco como toda novela que se preze, com os seus romances, triângulos ou quartetos amorosos, problemas familiares, segredos de paternidade, traições, mentiras e etc.
Uma coisa que não se pode negar, apesar de vários núcleos, e personagens, a novela teve um protagonista absoluto, nenhum outro, ocupou ou moveu a trama como Jonas. Personagem cheio de nuances, segredos, ações contraditórias, as vezes, era até engraçado. Em vários momentos não sabíamos quem ele era, o que o movia, quais os seus objetivos. Até mesmo se era o herói ou o vilão. Vi algumas críticas sobre isso, mas falando a verdade, eu adoro esse tipo de personagem dúbio, que só descobrimos o que pensa à medida que a trama anda. Jonas Marra é um dos melhores personagens que eu já vi.
Além de Jonas também me apeguei muito a Verônica (os meus preferidos desde o início), uma mulher lutadora, excelente mãe, inteligente, analfabyte como ela se autodenominava (pois não entendia nada de tecnologia), engraçada e atrapalhada, que cometeu o erro de se apaixonar e não conseguir se afastar de um homem casado e possuidor de um caráter duvidoso.  Às vezes, eu achava a personagem tão real que parecia que eu a encontraria na esquina.
 Após um tempo, passei a torcer loucamente por ela e Jonas, mesmo o romance tendo começado tão errado e a mulher dele, Pamela Parker (Cláudia Abreu), ser uma pessoa legal, não merecendo tudo o que ele fez com ela, eu não consegui. A história de Jonas e Verônica era forte, bem montada, eles tinham uma conexão, e o amor parecia muito verdadeiro. Não teve jeito, me “apaixonei” por Verônas (junção dos  nomes Jonas e Verônica). Não me arrependo, pois a história deles foi “errada”, mas emocionante, bela e coerente.
Claro que houve problemas em Geração Brasil, alguns personagens e tramas foram mal desenvolvidos em minha opinião, como por exemplo o triângulo jovem composto por Megan (Isabelle Drummond), Davi (Humberto Carrão) e Manu (Chandelly Braz), que tinha um bom potencial, mas acabou não fazendo muita diferença (para mim), ou mesmo Pamela, que poderia ter sido uma personagem melhor, ela teve um final digno e bem fechado, mas na sua trajetória de amadurecimento oscilou muito, e até me chateou as vezes. Até o personagem Barata (Leandro Hassum , um dos mais elogiados pela crítica, por ser tão engraçado), gostei mais dele no início (a cena que imagina ele e Verônica fazendo a dancinha de Jonas e Pamela foi simplesmente hilária), mas  me cansou no final, pois continuou sendo o mesmo até o fim, sempre obcecado por Verônica e as situações me pareceram um tanto repetitivas, inclusive no último capítulo, onde ele tem uma pedra no rim ao mesmo tempo que a jornalista inicia o trabalho de parto, entrando de mãos dadas com ela, achei desnecessária e sem graça, podia ter passado sem isso.
Houve também o que chamamos de uma barriga (que convenhamos tem em quase todas as novelas), mas que veio no pior momento para repercussão de Geração Brasil, depois da copa, pouco após ficar vários dias com capítulos de apenas 3 minutos na TV e algumas cenas na web (aliás adorava essa época,  suspirei  com as cenas web, desenvolveram a trama do passado do Jonas, e o meu casal preferido ficou junto, ganhando tanta intimidade,  cumplicidade, sendo fofos, uma das minhas partes preferida). Logo depois que Jonas revelou a sua doença terminal, simplesmente  tudo parou, sendo que pelas notícias seria o tempo que as coisas iriam andar de verdade... Tentaram evoluir com as tramas paralelas e personagens secundários, mas nada acontecia e tudo andava em círculos. Jonas e Verônica (que era uma das melhores coisas de Geração Brasil para mim) se separaram, às vezes até pareciam que nunca tinham se esbarrado. Os mistérios de Jonas acabaram. O casamento com Pam estava na mesma me parecendo cada vez mais superficial. O reality Geração Nem Nem era um porre. O romance de Manu e Davi parecia uma lua de mel melosa e sem conflitos. Megan tentava atrapalhar, mas nem fazia cosquinha. Tinha capítulo que Jonas parecia figurante de tão pouco que aparecia.
Não sei o que aconteceu, se os autores não sabiam para onde ir após o concurso, ou se tentaram mudar o rumo da trama devido à audiência baixa e as críticas que recebiam, escutando as opiniões erradas. Mas tudo que funcionava e era legal para mim na novela parou, enquanto as coisas mais chatas passaram a imperar. Foi uma fase difícil, que cheguei a pensar em parar, mas resisti e continuei... Fico muito feliz de ter continuado, pois gostei muito do que veio depois.
Após o chato e politicamente correto Herval Domingues(Ricardo Tozzi), se revelar o perseguidor do Jonas, um homem em busca de uma vingança louca por causa de falcatruas e deslealdades do Marra Man(coisa que eu desconfiava desde o início), as situações começaram a virar para mim. Jonas e Verônica voltaram a se ver, mesmo não estando totalmente juntos, passaram a ter momentos tórridos. Dessa vez, ele parecia mais resolvido, mais consciente, humano e menos egoísta. Até o triângulo Megan, Davi e Manu ficou mais interessante. Então os mistérios voltaram à pauta. A situação de todos evoluiu.  Houve a queda de Jonas e da Marra, a fuga,  a prisão, o sofrimento, a redenção do anti-herói, o acerto com os erros do passado, a reconciliação com sua mãe perversa, a volta as origens, a questão da paternidade de Davi, o retorno do visionário. Jonas mostrou que aprendeu, se tornou um homem melhor, mais verdadeiro, humilde  e aliviado, merecedor de um final feliz... Ainda penou mais um pouco...   mas teve um fim lindo, e cheios de emoções ao lado de Verônica.  Foi maravilhoso ver essa trajetória.
Além disso, vale lembrar personagens que também gostei da evolução como Ernesto (Felipe Abib) que era muito inocente com as finanças, mas se tornou um homem de negócios maduro, sem perder a fofura. Ou Dorothy  (Luís Miranda) a Trans-Gênero, mãe obsessiva de Brian( Lázaro Ramos), muito engraçada, com sua frase “champanhe para quem tem sede”. E até Cidão (André Gonçalves) que pareceu um personagem descartável no início, sumiu por um tempo da novela, mas que no fim acabou proporcionando momentos muito engraçados e teve uma história legal e bonitinha.
Geração Brasil teve os seus erros, mas também muitos acertos, o próprio Jonas Marra é um trunfo imenso. Algo interessante é que quase todos dos personagens do time do “bem” ou do “mal”, tinham seus defeitos e qualidades, cometiam erros e faziam coisas legais, o que é muito próximo da realidade, e traz uma identificação.  Isso já mostra que não foi uma novela típica. Muito bem produzida, possuía um ótimo elenco, o texto e ideias muito bons, com frases e tiradas inteligentes, tinha o seu bom humor ( em uns pontos funcionava e outros não), além de muita ambiguidade e mistério, era cheia de tiradas e referências nerds, interatividade e tecnologia (até erravam em alguns termos  e nos aparelhos, mas não sou exigente a esse ponto, novela é ficção mesmo)...
Uma novela nerd, sendo que nerds normalmente nem assistem novelas. Talvez seja esse um motivo da sua baixa audiência, ou quem sabe o preconceito, alguns equívocos, a expectativa exagerada, a falta de paciência, ou por que não era uma novela fácil mesmo, tinha os seus clichês, mas não era fácil de ser entendida e digerida. De qualquer forma, eu era o seu público, uma nerd que vê novelas, e foi uma experiência maravilhosa, adorei a trama, sendo uma das melhores novelas que já vi. Não me arrependo do tempo que me dediquei a ela, ao contrário, para mim “Geração Brasil” foi um sucesso. Mesmo com expectativas altas, ela conseguiu superá-las com coerência e um final mais lindo e emocionante do que jamais sonhei ao começar assisti-la. Fechou com um gosto doce e bom em minha boca, digo com toda sinceridade, vou sentir muita saudade de “Geração Brasil”.

Cenas interessantes para relembrar a novela, rir, emocionar, torcer, etc:

A apresentação do concurso “Geração Brasil” ( primeira cena da novela): http://globotv.globo.com/rede-globo/geracao-brasil/v/jonas-marra-apresenta-os-dez-finalistas-do-concurso-que-lancou-no-brasil/3326001/

Eu aparecendo na novela  em 2:29 (não pisquem): http://globotv.globo.com/rede-globo/geracao-brasil/t/pilulas-da-tv/v/pilula-do-dia-20062014/3438040/

Vídeo da Garota do Barata: http://globotv.globo.com/rede-globo/geracao-brasil/v/a-volta-da-garota-do-barata/3328285/

Seriado da Princesa Shelda: http://globotv.globo.com/rede-globo/geracao-brasil/v/galaxia-andromeda-o-seriado-da-princesa-shelda/3383525/

Barata se imaginando O Jonas Marra com Verônica (show do Barata): http://globotv.globo.com/rede-globo/geracao-brasil/v/barata-decide-fazer-um-concurso-para-escolher-seu-novo-gerente/3460188/

Cidão e Dorothy, quando ela conta que é transgênero e ele não entende: http://globotv.globo.com/rede-globo/geracao-brasil/t/cenas/v/dorothy-conversa-com-cidao-e-revela-que-e-transgenero/3721769/

Primeiro encontro de Jonas e Verônica: http://globotv.globo.com/rede-globo/geracao-brasil/t/cenas/v/jonas-e-veronica-se-esbarram/3338578/

Primeiro beijo de Jonas e Verônica: http://gshow.globo.com/novelas/geracao-brasil/videos/t/cenas/v/jonas-beija-veronica/3704460/

Cena fofa  da web, saudade de Brasília, Jonas e Veronica  falam de Scooby doo, e dormem abraçados no fim: http://gshow.globo.com/novelas/geracao-brasil/videos/t/cenas-na-web/v/jonas-se-emociona-ao-relembrar-infancia-com-pai-honesto-e-mae-traira/3423556/

Jonas e Verônica em um dos seus encontros (a primeira cena de sexo mais ousada da novela, lembrando é uma novela das 7, classificação 10 anos): http://globotv.globo.com/rede-globo/geracao-brasil/v/jonas-se-declara-para-veronica/3562015/

A cena do garotão da Taquara: http://globotv.globo.com/rede-globo/geracao-brasil/t/cenas/v/veronica-e-jonas-se-divertem-juntos/3587002/

Bilionário comendo pizza no chão: http://globotv.globo.com/rede-globo/geracao-brasil/v/barata-flagra-jonas-com-veronica-e-vicente/3606607/

Jonas consegue fugir da Marra: http://gshow.globo.com/novelas/geracao-brasil/videos/t/cenas/v/jonas-consegue-fugir-da-marra/3639232/

Jonas pula de avião: http://globotv.globo.com/rede-globo/geracao-brasil/v/jonas-pula-do-aviao/3652080/

Jonas tentando se acertar com Verônica depois de saber que vai ser pai: : http://gshow.globo.com/novelas/geracao-brasil/videos/t/cenas/v/veronica-fica-comovida-com-jonas/3701721/

Cena de Jonas e Verônica, até grávidas fazem sexo: http://gshow.globo.com/novelas/geracao-brasil/videos/t/cenas/v/jonas-beija-veronica/3704460/

Jonas e Davi revelação da paternidade: http://gshow.globo.com/novelas/geracao-brasil/videos/t/cenas/v/jonas-revela-para-davi-que-e-seu-pai/3713973/

Julgamento de Jonas, parto de Verônica: http://gshow.globo.com/novelas/geracao-brasil/videos/t/cenas/v/veronica-da-a-luz-no-momento-em-que-jonas-e-condenado/3735066/

Reencontro de Jonas, Verônica e os filhos: http://gshow.globo.com/novelas/geracao-brasil/videos/t/cenas/v/jonas-se-emociona-ao-chegar-no-brasil/3735131/

Meus vídeos de fã:

Música "Me dê motivo": http://www.dailymotion.com/video/x27r11c_jonas-e-vnica-me-de-motivo_shortfilms (tiraram esse meu vídeo do youtube)
 
Música Preconceito
Interessante para quem gosta de escrever, tanto para fanfics quanto para blogs: www.fanfictionbrasil.com.br (ensina escrever de maneira mais rápida e objetiva, podendo até aproveitar isso para ganhar algum dinheiro)

8 comentários:

  1. é mais uma tentativa da globo de ser moderna ou nerd mas que não consegue porque é uma novela com os mesmos defeitos e vícios que todas as outras novelas só mudando o pseudo tema que no final é a mesma historia de todas as novelas

    ResponderExcluir
  2. Não sei se viu a novela, ou se realmente acompanhou a novela como eu (vi todos os capítulos).... Mas eu realmente achei essa novela inovadora e diferente das novelas que eu acostumei a ver no passado, não falo só das referências nerds (de quadrinhos, filmes, livros, series, jogos e etc), e da inserção da tecnologia. Também falo em elementos da sua narrativa, como por exemplo um pai e filho que não sabem que são pai e filho e se tornam adversários (como em star war e GB), ou até mesmo um protagonista anti-heroi (o cara que mais errou e criou confusão na novela foi justamente Jonas Marra), o fato de não sabermos quem era vilão ou herói, e que de todos os personagens, seja dos "mocinhos" seja dos "vilões", tinha qualidades e defeitos, e cometiam erros... São vários elementos e eu realmente achei que valeu a pena, e que foi inovadora... Mas sim talvez eu seja uma nerd de mente mais a aberta mesmo, e que vê valor até nas mídias como novela mesmo... mas de qualquer forma gostei muito e foi um ótimo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o seu texto Cíntia.Amei a novela e tb vou sentir muita saudade!!

      Excluir
    2. Obrigada, eu também adorei,e já estou sentindo saudades. Beijos

      Excluir
  3. Nossa, Cintia, muito bom o seu texto! Gostei muito! Você usou o seu lado e gosto pessoal, mas não deixou de falar da novela como um tudo. Leio muitas críticas sobre Geração e nem sempre concordo com elas. A novela foi o máximo? Não, não foi. Mas também não foi uma "porcaria" como muitos insinuam por aí. Vou ser sincera: assisti mais por causa de Verônica e Jonas, casal lindo e cheio de química, mas me diverti muito com outros núcleos da novela também. Como um passatempo foi legal, serviu para alguma coisa. Já vi novelas piores. Aliás, muito piores. Mas enfim, parabéns pela sua crítica! Foi uma visão vinda de alguém que realmente acompanhou a novela e não de alguém que só "ouvia-se dizer". Você, sim, conseguiu em sua análise, extrair o melhor de Geração Brasil, assim como a nossa querida Verônica conseguia extrair o melhor do nosso charmoso e instigante Marra Man. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Sim, eu chamo mesmo de uma análise pessoal, pois realmente é a minha opinião. E vejo muitos críticos e gente falando mal mesmo. Mas realmente eu vi a novela toda, então tentei pegar tudo o que gostei e falei um pouco do que também não gostei... Fazer uma imagem amplo, mas referente a mim. O diferencial é talvez isso, já que eu vivenciei, li muito, conversei, sonhei. Realmente estão falando mal de Geração Brasil. Mas considerando várias novelas,e algumas até bem elogiadas, Geração Brasil não é ruim assim, e na minha opinião ela foi muito boa. Essa ideia de fazer uma novela nerd, foi bem interessante e eles conseguiram fazer uma de qualidade e inovadora, com ótimos personagens, aliás se uma obra consegue criar um personagem como Jonas Marra, já tem o seu valor, pois ele realmente é um excelente personagem, muito bem montado, e marcante, uma pena foi que a maioria das pessoas, o grande publico não imergiu em Geração Brasil. E até mesmo há o fato que há certo preconceito em muitos que se chamam nerds, e falam, é novela, não vejo, pois novela é porcaria, meio que ja vi essa generalização, e muitos não dão chances mesmo.

      Excluir
  4. Nossa chorei com tudo isso,poxa nao da pra segurar a emoção,eu nen era fã sabe da Tais e Murilo,depois de Geração Brasil mudou tudo,eu nunca pensei em ter um apego á um casal como eu tive com Veronas,pra mim a melhor novela!! by Thai ❤❤����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também tenho muitas saudades deles, mas por um lado é que para mim tiveram um final perfeito e isso me alenta, posso dizer que já torci para casais que não aconteceu isso. Obrigada

      Excluir