Busca no Blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Homeland - 03x10: Good Night (Review)

Postagem episódio anterior:One Last Thing
Para os que queriam um pouco de ação, eis que surge “Good Night”.
 >>>>> Spoilers Abaixo <<<<<
Bem, se for pensar melhor, pelo menos até metade do episódio, o clima estava tranquilo, as coisas pareciam um pouco paradas. Apesar de podermos notar a tensão vindoura nas falas e nuances.
Brody e o time que o acompanhava já tinham andado boa parte do percurso.  E apenas esperavam o anoitecer para ultrapassar a fronteira entre o Irã e o Iraque, a última etapa para ele “pedir asilo no Irã”.  Coisa que parecia simples a todos.  Talvez com exceção aos espectadores, né?
E do outro lado, a CIA acompanhava essa operação.
Saul estava vendo o que tão secretamente planejou finalmente em andamento. E meio que tudo que ele fez e jogou nessa temporada dependia do sucesso desse passo, ou seja, do sucesso de Brody chegar ao Irã.
Ele arriscou muito nisso, desde agentes, a sua carreira, trunfos, a própria CIA. E nessa etapa, encara o quão propenso a falhas está. Um plano mirabolante onde todas as etapas têm que funcionar no limite, senão o jogo acaba para ele. E seu sonho de paz com o Oriente Médio também.
Já Carrie além da ideia de ter uma missão bem sucedida. Tem outras motivações.  E o que se vê na tela é que a todo o momento, o que mais a preocupa não é o sucesso de tudo e sim a segurança de Brody.
Ela já se arriscou bastante, e até parece que não importa tanto em se arriscar (mesmo estando grávida, coisa que Quinn está ciente, apesar dela negar que o filho seja de Brody, será que o agente acreditou? Tenho minhas dúvidas).
 Mas ao ver Brody em perigo, ela apesar de tentar se conter, me pareceu extremamente preocupada em seus olhares e certas falas. É outra perspectiva, é alguém que ela se importa, e não ela, em perigo. É a sua veio de heroína, ela pode correr riscos, mas os outros não tanto.
Só que o “herói” desse episódio, não é  Carrie. E voltando a Brody e sua missão, o anoitecer se mostra problemático.
Os roteiristas parecem querer mostrar uma evolução nesse personagem.  Inicialmente, ele aparenta estar com muito medo, abalado por tudo o que já passou e com várias dúvidas se pode terminar essa missão.  Tem até um ataque de nervos, o que também me deu dúvida sobre sua capacidade.
Mas após o segundo contratempo (o carro em que estava ser partido ao meio), Brody se mostra um soldado corajoso (será o que ele era antes de ser capturado por Nazir?), agindo para salvar o seu colega. Decidido a enfrentar o fogo cruzado e entrar na fronteira, mesmo sem apoio algum da CIA que decide abortar a missão.
Nesse tempo a única que seria capaz de convencê-lo,  Carrie, é colocada para falar com o sargento ( não vou colocar ex pois nesse episódio ele parecia um soldado).
Só que ela não consegue impedi-lo, ao contrário, talvez a conversa deles, tenha o estimulado a prosseguir.
Penso que Brody e Carrie já montaram uma boa de relação de confiança por causa dos sentimentos (amor, por que não?), que os une. E nesse momento, ambos tem aquela fé (as vezes irreal) no potencial do outro.
Brody acredita mesmo com tantos fatores contrários que Carrie o levará de volta para casa após sua missão ser finalizada. Ao mesmo tempo, em que ela acredita que ele é capaz de sozinho terminar a missão.
Pode ser loucura de Brody, ou até minha, mas pelo o que eu já vi Carrie fazer na série, ainda mais as coisas que ela já fez por ele, penso que ele tem mais chances de sair do Irã vivo com Carrie nessa iniciativa do que com aquela equipe inicialmente planejada. E essa ideia dela resgatá-lo por si mesma traz um potencial maior (talvez de ação, mas com certeza de emoção e conexão).
E no caso, apesar dela ter ficado preocupada com e os riscos. Penso que no fundo, está orgulhosa, pois ele está mostrando o potencial que ela sempre achou que Brody tinha,  ele está provando para ela e para si mesmo que ele não é um mostro, e pode ser um herói. A expressão sorridente de Carrie ao falar com um Saul desanimado que ele ainda estava no jogo comprova isso, Carrie está muito orgulhosa da ação de Brody.
Na finalização do episódio, há ainda mais duas iniciativas. A primeira com Carrie tentando criar a rota de fuga de Brody através de Fara. Isso serviu para justificar a estória dos seus parentes no Irã, mas penso que poderiam ter arrumado uma forma mais fácil de fuga, não?
E o encontro de Brody com Javadi. Num primeiro momento, o ato do último de matar o colega do sargento podia mostrar que ele não estava trabalhando para CIA, e que iria usar Brody em outro propósito.
Mas pensando depois, talvez seja mais provável que essa atitude se deva a tentar evitar um interrogatório pelas autoridades iranianas e a possível confissão de todo o plano da CIA. E como Javadi já se mostrou um homem frio e cruel, isso seria coerente com suas ações.
De qualquer forma, eu imaginei que a chegada de Brody ao Irã ocuparia menos tempo em tela. Entendi que a ideia era colocá-lo sem nenhum suporte e fazer Carrie agir para resgatá-lo. Mas considerando que faltam poucos episódios para o fim da temporada, imaginei que fariam isso de forma mais rápida.
Assim para mim, ainda está difícil supor o que vai acontecer nesses próximos dois episódios. Cheguei a pensar que talvez a missão de Brody não finalizasse, ficando a sua conclusão para o próximo ano. O que de uma forma ou outra seria um tanto estranho para a série.
Mas se essa missão concluir, será que haverá alguma daquelas surpresas habituais de fim de temporada? Pois, agora com o plano revelado, faltando apenas dois episódios para o fim,  o caminho dos acontecimentos parecem ser um tanto lineares. Haverá tempo para mais alguma surpresa?
Enfim, episódio estilo filme de guerra ao terrorismo, com imagens interessantes, cenas de ação, algumas contestações pessoais, e uma pequena evolução na trama. O que será que nos aguarda no próximo?  Só espero que o final dessa temporada mantenha o ritmo e nos presenteei com bons momentos Homeland.
Próximo episódio

6 comentários:

  1. Tirando um ou outro detalhe, foi um ótimo episódio. Como sempre, ótima review.

    Jack

    ResponderExcluir
  2. Oiiii

    Espero q n matem Brody...soh isso. Ahhh e q no próximo encontro do casal...tenha muitos beijos e abraços. O ultimo encontro foi muito seco...rsrsrsrs

    Beijinhosss

    Nezinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, Eu acho que no último não dava pra colocar muito romance, ma vamos ver no próximo, no caso, eu vi a promo e não sei se vai rolar algo muito romântico, mas adianto que o Brody já tá com cabelo kkk. Obrigada.

      Excluir
  3. Espero que a gravidez e romance Brody/Carrie não "novelizem" essa ótima série de espionagem. Já bastaram os três primeiros insossos episódios dessa temporada, nos quais Homeland deu uma preocupante oscilada em sua qualidade (Desconheço alguém que não entojou a cara de Dana e não tenha achado exagerado o tempo gasto no plano de mostrar Carrie descompensada no sanatório).

    Parece que as coisas entraram novamente nos trilhos. Espero que não mais saia deles.

    Mais uma vez obrigado pelos textos! (Sempre os leio apôs ver o episódio da semana)

    Att, Pakato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver o que vai acontecer, mas se você for pensar, nos 3 primeiros, não havia Brody e Carrie (no episódio 3, eles estavam a muitos kms de distância). Eu li um comentário de que Brody e Carrie agindo no jogo que fazem normalmente deixam o episódio melhor do que aqueles sem eles, e por isso não seria desejável a morte dele. Será? Vamos ver o que vai rolar mas tenho fé que essa temporada vai terminar com uma boa trama. Obrigada, É ótimo saber que vc tem acompanhado os meus textos ;)

      Excluir