Busca no Blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

E o Oscar vai para "O segredo dos seus olhos"

No mês passado fui ver com alguns amigos, o vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, o filme argentino,O segredo dos seus olhos. Fui preparada para ver um filme com algum estilo, roteiro, ou outra coisa que remetesse filmes alternativos, pois para mim, normalmente são filmes com um quê de alternativo e não filmes direcionado para o espectador de cinema normal, que ganham oscars, principalmente o de melhor filme estrangeiro. Mas o filme me supreendeu nesse quesito, ele é muito bom, mas não encontrei elementos alternativos nele.
No filme Ricardo Darín ( surpresa, quase todo filme argentino que eu vejo é com ele) é Benjamín Espósito, que trabalha no Tribunal Penal de Buenos Aires. Ao se aposentar, ele resolve escrever sobre um caso que investigou e nunca conseguiu esquecer, o estupro e assassinato de uma bela jovem acontecido em 1974. Tendo uma grande empatia com o marido da jovem, Benjamin usa todos os seus meios para descobrir e encontrar o assassino dela. Na sua empreitada ele conta com a ajuda de seu amigo , o bêbado Pablo Sandoval (Guillermo Francella), e sua chefe Rene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), por quem ele é apaixonado.

O filme contém muitos flashbacks, mas eles são bem lineares e não dificultam o entedimento da história. Ele passa por questões como a corrupção, a justiça, a vingança, e também o amor. É um tremendo filme policial que aborda basicamente a investigação, e não contém muitas cenas de ação, possivelmente pelo fato do orçamento não permitir cenas caras. A única cena verdadeira de ação é rodada num estádio, em pleno um jogo de futebol ( é bom ver uma cena assim com um esporte que estou habituada, em vez de futebol americano ou baseball), e dá para perceber certa influência de vídeo clips e comerciais nela. O filme também tem o seus momentos engraçados, principamente os que referem a Benjamin e seu amigo Sandoval.
Eu gostei bastante do filme, ainda não vi o principal concorrente dele "A fita branca", pretendo ver, então não dá para dizer se houve uma injustiça no prêmio, ou qual eu considero melhor. Mas, com certeza foi um alívio, ver um bom filme policial que pode ser entendido e agradar um espectador normal ( que não entende influências pseudo artística, ou é conhecedor de influências dos grandes cineasta) ganhar. Nos últimos anos, eu posso contar nos dedos os filmes que ganharam o oscar de melhor filme ou melhor filme estrangeiro que realmente me agradaram, esse é um deles (pode colocar também na lista dos que me agradaram O Labirinto do Fauno , já vi esse filme tantas vezes que eu nem conto mais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário