Busca no Blog

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Filmes Antigos: Cantando na chuva

Para mim esse é o (filme) musical dos musicais. Não importa a época em que ele foi feito, ele continua atual. O filme é de 1952, é uma meta-filme ( ou seja um filme sobre o cinema), que homenageia o cinema (principalmente musicais ), critica a indústria de filmes, a sociedade e ao mesmo tempo diverte muito.
Eu me lembro que a primeira vez que tive vontade de ver esse filme, foi no dia da morte de Gene Kelly, estava vendo o jornal nacional quando eles anunciam que ele havia morrido e que durante a madrugada, iria passar a “obra prima” dele. Eu ainda era criança, mas decidi ficar acordada para ver o filme, e acabei dormindo. Acordei durante a madrugada e o filme estava passando, já no meio, na parte mais clássica dele, que é a cena de Gene Kelly dançando e cantando na chuva, vi a cena e fui para quarto dormir. Anos mais tarde é que vi o filme completo, e constatei que é uma obra prima. Ele tem a seguinte história:
Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são astros famosos do cinema mudo, os filmes dos dois como um casal, apesar de “contar” sempre a mesma história, são sucesso absoluto de público. Mas, surge os filmes falados, o estúdio resolve transformar o próximo filme deles, que foi concebido como mudo, em falado e aí tudo fica mais complicado.