Busca no Blog

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Zorro: Quadrinhos (Parte III)

Postagem anterior: Livros do Zorro.
Alguns anos depois que eu comecei a assistir a série Zorro na Record, eu fui a uma loja de revistas e vi uma revista em quadrinhos do Zorro. Das revistas do personagem que eu li, essa para mim foi a mais interessante, com  a história mais promissora. Apesar dos exageros, como as roupas da  personagem Dama Escalarte, a história tinha um certo clima que eu via no seriado. Nessa revista  (que tem os personagens da série, como Bernardo, Sargento Garcia, o capitão Monastário, dentre outros) Zorro resgata um índio da prisão, e é perseguido por capitão Monastário que acaba  achando que  Ramon Santiago é ele. Ramon  é atingido por um tiro e  fica com o rosto todo queimado. A irmã dele, Anita querendo vingança de Zorro e Monastário, se veste com uma roupa provocativa, e passa a agir com o Dama Escarlate e busca levar Monastário ao rídiculo e matar Zorro, apesar de flertar constantemente com esse último. Em contraposição, o Índio revoltado libertado por Zorro,  também resolve lutar pela liberdade. Essa série era  bem escrita, e formava uma nova legião de hérois no universo do Zorro. Usava um artifício comum dos seriados de cinema, onde o herói se encontra a beira da morte, sendo que na revista seguinte, o trágico destino não se concretizava. Mas eu não consegui ler o fim da história, a editora que publicava as revistas no Brasil faliu e publicou apenas 3 das 4 revistas da série. E até hoje (depois de mais de 10 anos), eu ainda parei na parte em que Zorro estava morrendo afogado preso dentro da carcaça de uma baleia encalhada numa praia. Tenho certeza que ele se livraria dessa enrascada, mas não vi ele escapar dela, então para mim ele continua lá, morrendo afogado.
 Na mesma época em que publicavam essa revista , foi lançado o filme A máscara do Zorro, e foi publicada uma revista em quadrinhos, com a história do filme, a história era dividida em 2 partes,  e eu comprei a primeira, mas a segunda nunca foi publicada, pois era da mesma editora  da anterior e ela foi a falência antes de publicar. Bem, como eu vi o filme, e e sei o final da história, não me importei tanto quanto da revista anterior,  mas mesmo assim queria ter a história completa. O desenho da história era legal e como o material desse personagem é pouco, principalmente no Brasil, gostaria de tê-la completado.
Também li  Drácula versus Zorro. Pode parecer um tanto bizarro, o Zorro enfrentar o Drácula, mas isso ocorre na revista.  Zorro vai a Europa fazer uma espada com um grande especialista, ao voltar de navio, conhece uma senhorita que no decorrer da viagem é seduzida pelo Drácula. E ele luta contra o vampiro para  salvar a moça . Li a história completa, o que foi  ótimo. Mas acho meio estranho esse tipo de crossover, Zorro não é tipo de personagem que deveria lutar contra algo sobrenatural. Por que ele viajaria meses de navio para europa só para fazer uma espada? Sei lá, acho que deveria continuar  combatendo apenas ameaças naturais referente a pessoas corruptas e bandidos. Nada de  vampiros, lobisomens e etc.
Um dia resolvi comprar um material um pouco mais antigo do Zorro, a revista chama "A marca do Zorro" e foi publicada pela Ebal. Na revista em que eu li (pois faz parte de uma série ) ,ele  protege um índio que ouviu o capitão Monastário conversar sobre um crime  e acabou sendo caçado por este. Zorro ajuda o rapaz, mas Monastário acaba contratando um outro índio (através de uma recompensa oferecida pela cabeça do primeiro) para capturá-lo. O que eu achei? Sinceramente, não gostei. As falas dos personagens são manequeítas ao extremo, os maus todos criminosos,e os bons possuem falas redentoras, inspiradoras, o que torna a história toda tão artificial e bem difícil de entrar na onda dela. Me lembrou  das falas dos desenhos antigos do super homem.
Há algum tempo, a Panini publicou algumas revistas do Zorro. Nessa história, ele ajuda uma moça que o havia salvado de Monastário, e por isso passou a ser perseguida pelos soldados deste. Zorro acaba fugindo com ela.  No decorrer da fuga, onde  vão para bem longe de Los Angeles, surge um romance entre eles. Não gostei do desenho dessa história, os personagens me parecem muito magros, como se fossem esticados. Também não achei um bom tema Afinal, por que retirarem Zorro do seu ambiente? Por que colocar a participação dos outros personagens através somente de flashbacks? Por que colocarem o romance como algo primário  e aventura como secundário? Para mim, Zorro é um héroi de capa e espada,  e a aventura, com lutas de esgrimas, a busca pela justiça é algo primordial em suas histórias. O romance, quando existe,  é apenas mais um ingrediente. E nessa história ocorreu o contrário, o romance era o tema principal.

Próxima postagem: Série do Zorro.

2 comentários:

  1. zorro é muito bom as hqs tambem,é um personagem simples mas divertido criou o arquetipo basico dos herois

    ResponderExcluir
  2. Sim, quando eu vejo um material em quadrinhos do zorro, eu compro, pois gosto do personagem e o material dele ( ainda mais em quadrinhos) é bem reduzido no Brasil.

    ResponderExcluir